Gostou? Clica aqui:

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ciúme da Morte - L. Romanowski


Título: Ciúme da Morte
Autor: L. Romanowski
Editora: Parga
Ano: 1977
Páginas: 346

Muito bom! É um livro que te prende, uma história surpreendente. Na realidade, são duas histórias paralelas.

Juca nasceu rico e Armando pobre. Juca começou a faculdade de medicina e depois acabou desistindo, mas foi graças ao período de estudante que conheceu Armando. Armando era pobre, mas tinha tio rico que custeou a faculdade de medicina do sobrinho, não que fosse generoso ou gostasse muito de Armando, mas tinha a ambição de ter na família um Doutor.

Após muitos anos, depois de ter abandonado a faculdade e viajado pelo mundo, Juca volta ao Brasil e descobre que Armando está em um manicômio. Vai visitar o amigo e se surpreende com sua aparente insanidade, mas Armando o entrega um manuscrito, tinha escrito sua história para si mesmo, mas agora quer que o amigo leia e publique. 

A partir daí a história de ambos é contada. A de Juca no presente e, através da leitura que faz do manuscrito, a de Armando no passado. Juca vai vivendo a sua vida, decidindo o que fazer a seguir e descobrindo o que aconteceu com o amigo para que fosse parar onde está, se ele está louco ou a humanidade está.

A história é muito boa, tem romance, tem partes hot, tem suspense, drama e mistério. Uma obra completa, que ganhou o prêmio Raul Pompéia da Academia Brasileira de Letras. 

Gostei muito e recomendo.

A edição é antiga. Como diria minha avó, "as páginas também são amareladas como esses que não cansam os olhos" (só que decorre de forma natural e progressiva rs) a impressão tem falhas, algumas palavras estão apagando e, em algumas páginas, a costura pega sobre a impressão. Quanto à capa e a lombada, são incríveis, foi o que mais me deu vontade de ler. O fundo é preto, com o nome do autor em branco e o título em vermelho. A fonte do título imita sangue e abaixo no título, o desenho de uma noiva, cuja grinalda termina transformando-se em uma caveira.

Não vou transcrever a resenha desta vez, porque acabei contando o teor da história no post, mas vou citar o fechamento dela:

"CIÚME DA MORTE, por isso, é um romance diferente na sua concepção e no entrecho. Ele é fluente na descrição refletiva que seduz e convida o leitor a folhear-lhe as páginas com avidez até o fim. O saudoso poeta paranaense Leôncio Correia disse: 'Ciúme da Morte lê-se com emoção; fecha-se com saudade'".

Fotos








Francini Sonsin Aguiar Cervantes



4 comentários:

  1. Aiiiiiiiiii! Nunca uma resenha me deixou com tanta vontade de ler. O__o
    E é claaaro que o livro não é fácil de encontrar, né? Aff...


    Beijocas, lindona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não mesmo Gi, ele é beem antigo, faz parte dos livros que ganhei da biblioteca da minha avó. Tem vários que têm valor especial pra mim por isso, o "Brasil Nunca Mais" é um exemplo, um livro importante, que todo mundo devia ler, mas que é bem difícil de achar e olha que este é bem procurado.

      Beeijo linda!

      Excluir
  2. Capa macabra!!!
    ahuahuahauhua
    mas eu gostei!! :3
    Estou querendo ver daquele livro novo seu, da capa prateada com uma menina, não me lembro o nome!
    :P
    Eu andei semana passada terminado de ler meu livro, mas depois viajei para o show e nhecas de livro :(
    não consigo ler em carros e ônibus! Nha
    ;***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa macabra foi exatamente o que me chamou atenção kkk

      O nome do livro é Starters kk vou postar logo aqui

      Eu não consigo também! Me dá enjoo, mas isso é bom porque já ouvi falar que não pode e se eu conseguisse eu não resistiria kkk

      ;*

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.