Gostou? Clica aqui:

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Campanha de incentivo à leitura

     Conheci a campanha no blog O dia da Lila (visitem, é muito bom!) e super aderi.  
     Primeiro gostaria de dizer que ser um leitor assíduo não é difícil. Observe as principais causas de não ler e soluções:

Foto: http://www.ebookbr.com


  • Não gosto de ler
     Você está lendo os livros errados. Simples assim. Não pense que para ser um leitor você precisa ler livros intelectuais ou que precisa ter vergonha de dizer que está lendo certos livros. Eu leio de tudo. Leio livros intelectuais, já li toda a trilogia de "Cinquenta tons de cinza", leio Jorge Amado, Augusto Cury (estes dois são meus favoritos), leio contos de fadas... Já li de "A menina que roubava livros" até "A Bela e a Fera" (amo ambos). Minha avó lê livros escritos por gente morta rsrs. Sério. Vale tudo! O que é bom para aquele seu amigo leitor super-intelectual pode não ser para você, basta mudar o foco. Leia livros que te pareçam mais legais, você vai ver como fica bem mais fácil.

  • Não tenho o hábito de ler
     Hábito se cria. Comece aos poucos, está sem fazer nada? Em vez de optar por ficar deitado no sofá com o controle remoto apontado para a TV procurando "algo que preste", sem sucesso, na programação, vá ler um livro! No início pode ser enfadonho, mas você não precisa ler tudo de uma vez, nem sequer um capítulo. Comece lendo uma página por vez, de livros pequenos se for o caso. Logo vai ficar fácil devorar várias páginas sem nem ver o tempo passar.

  • Não tenho tempo para ler
     Eu também não. Minha rotina é muito corrida. Segunda a sexta eu acordo 7:30, me arrumo, vou trabalhar 08:30, volto para casa 17:30, assisto um pedaço de Malhação, outro da novela das seis e vou para a faculdade, volto 23:00 exausta e vou dormir, às vezes assisto algumas séries no notebook antes. Sábado tem faculdade das 08:00h ao meio dia e a cada 15 dias viajo para a casa dos meus sogros. 
     Ops! Releia o parágrafo anterior. Viu? Dia corrido, calculado e sem horário para leitura. Mas eu leio praticamente todos os dias. Como? Carrego um livro na bolsa. Quaisquer 10 minutos serve para ler um pouco, seja no intervalo das aulas, depois de uma atividade na faculdade, depois do almoço, etc. É questão de se adaptar ao seu horário.


     Ler faz bem! Isso todo mundo sabe, mas só que lê sabe o quanto é bom, gostoso, faz bem para a alma.
Foto: http://www.esffl.pt

     Voltando à campanha, para participar:
     "Escolha um livro e conte o motivo pelo qual ele deveria ser lido mais, escolha um livro que fez a diferença para você e indique para suas leitoras!!"


     Eu escolhi "O Futuro da Humanidade", o livro que fez com que eu me apaixonasse por Augusto Cury.

Foto: http://cinejan.wordpress.com/


     Foi o primeiro livro do autor que eu li. O primeiro romance escrito por ele (Aliás é interessante registrar que, apesar da maioria dos livros escritos por Augusto Cury serem comumente tipificados como "Auto-ajuda", o autor explica que são livros de ciência aplicada. Mas enfim, voltemos a este livro, que é um romance). 
     O Futuro da Humanidade mudou muito a minha visão de mundo, mostrou que todos temos uma história. O mendigo que você encontra na rua pode ter sido, como é o caso do livro, um brilhante professor de filosofia. Mostra a importância de conhecer a história das pessoas e de nunca subestimá-las, seja como um psiquiatra que deve tentar tratar a mente utilizando também psicologia, em vez de só utilizar medicamentos, seja como pessoas comuns, aprendendo o valor de cada pessoa e o quanto se perde julgando e subestimando-as.
     Enfim, li este livro a cerca de 4 anos e mudou meu modo de ver a vida e as pessoas. Indico totalmente!
     Estou sempre postando resenhas e indicando livros por aqui, mas achei bacana a campanha por poder colocar a importância da leitura (e de como é fácil o acesso à ela) de maneira mais explícita.
     Curtiu? Quero ver comentários! Todos podem aderir à campanha, por posts no blog, no facebook, indicando livros nos comentários aqui em baixo, etc. Por um mundo com mais leitores!

Francini Sonsin Aguiar Cervantes

Um comentário:

  1. Amiga, arrasou no post, sobretudo na parte com as dicas para iniciantes na leitura. Eu amo ler, como vc bem sabe. Já li muitos livros intelectuais, mas hj em dia eu leio mais para me divertir mesmo. Amo livros de aventura fantástica!!! ^^

    Beijocas. Ótima semana.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.