Gostou? Clica aqui:

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Recruta de Napoleão (Erckmann-Chatrian)


Ok, confesso, estou oficialmente compulsiva por livros novos rs. Tenho vários livros que ainda não li, devido aos livros que ganhei da minha avó quando ela se desfez da biblioteca dela somados aos 19 que comprei na praia, na virada deste ano, mas, ainda assim, não consigo parar de comprar mais rs. Ao menos tenho achado alguns bem baratos. Comprei livro "O Soldado de Napoleão" no sebo da Amo Livros (uma excelente livraria da minha cidade que vende livros novos e usados em lojas separadas), paguei só R$ 5,00:



Ficha Técnica:
Título em Português: O Recruta de Napoleão
Título Original: Histoire d'un Conscrit de 1813
Autor: Erckmann-Chatrian
Tradutor: Augusto Souza
Editora: Saraiva
Ano: 1951


     O livro é encadernado, sem qualquer inscrição na capa, trazendo as informações na lombada, juntamente com o número 31 e a sigla P.P.S., acredito que tenha sido encadernada pelo antigo dono (P.P.S. provavelmente seriam as iniciais  - na parte de dentro está escrito a lápis "Pedro P.P.S." - e 31 o número do livro na coleção Saraiva - é o número 31 em lançamentos, segundo a última página - enfim, detalhes que gosto de observar), é interessante saber que o livro pertenceu a outra pessoa e imaginar a relação que esta pessoa tinha com a obra.
     Eu amo livros antigos, tenho vários, e este eu comprei pelo título, fiquei curiosa. É um romance onde o personagem principal (e narrador) se vê afastado da amada por ter sido convocado para a guerra e conta toda a sua trajetória. Comprei o livro na quinta-feira santa e acabei no domingo de páscoa, não tive muito tempo para ler, mas me vi lendo a cada minuto que tinha folga. É um livro viciante, daqueles que a gente não larga enquanto não sabe o fim.
     Por ser um livro antigo, a linguagem muda (em 1951 "ele" se escrevia "êle", por exemplo. Se há diferença na grafia imaginem a forma de falar e escrever.). Talvez seja um pouco complicado para quem não tem costume de ler livros antigos, mas a redação é descomplicada, uma leitura fácil, rápida e deliciosa. A ansiedade me enlouqueceu enquanto não cheguei ao fim rs.
     Com certeza, não é um livro fácil de achar, por não ser bem um lançamento rs, maas se alguém achar em um sebo por aí pode comprar sem arrependimento. Muuito bom.

Fotos:

Acredito ser a capa original do livro

folha interna

lombada

Francini Sonsin Aguiar Cervantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.