Gostou? Clica aqui:

domingo, 2 de junho de 2013

A Luta Pelo Direito - Rudolph Von Jhering



Ficha Técnica

Título em PTBR:
A LUTA PELO DIREITO
Título original:
DER KAMPF UMS RECHT
Autor:
Rudolph Von Jhering
Tradução:
Dominique Makins
Editora:
Hunter Books
Edição:
Primeira
Ano:
2012
Diretor Geral: 
Ado Varela
Coordenação editorial:
Lumiar Design Estúdio
Dominique Makins
Revisão:
Carita Ferrari Negromonte
Projeto Gráfico e Capa:
Lumiar Design Estúdio
Coordenação de Produção:
Equipe Editorial Hunterbooks Editora
Páginas
157
Parte do box ESSENCIAL DO DIREITO



A ideia principal do livro é a de que a lei é uma luta. O autor defende que a justiça não vem reparar tão somente o prejuízo monetário da injustiça, mas o sentimento do direito legal, o sentimento de que seus direitos estão sendo cumpridos, que a justiça é feita, que o responsável pela injustiça está pagando. Para embasar esta teoria ele cita exemplos como o homem que teve um objeto roubado e se confortou por perceber que o ladrão não saberia usá-lo ou do autor da execução que recebe oferta do juiz de restituição do próprio bolso (devido ao valor tão pequeno que não compensaria o dispêndio de tempo) e não aceita, pois quer que o culpado arque com o prejuízo.

Segundo, Rudolph Von Jhering, a lei não ocorre naturalmente, a justiça não é uma resposta natural quando algo de injusto ocorre. A lei é uma luta! Deve-se lutar pela lei, pelo direito. Ser atacado em seus direitos e não reagir é acovardar-se. Deve-se manter o sentimento de direito legal e lutar pela lei, cada indivíduo deve lutar a cada dia para que seu direito não seja ferido impunemente.

O posicionamento exposto no livro é excessivamente complexo para ser resumido de forma tão simplória, mas correndo o risco da superficialidade, exponho minha opinião:

Ao meu ver, o autor é bem radical por um lado, mas não deixa de ter razão. A tese formulada é fantástica, por um lado temerária (sempre mantenho um pé atrás com o radicalismo na defesa dos direitos, normalmente se esquece que o atacado também tem os dele), mas, de modo menos incisivo, concordo com Jhering. Concordo que cada indivíduo tem o dever de lutar pela lei, pela justiça, iniciando na sua esfera, pelos seus direitos individuais.

Vale muitíssimo a pena cada segundo gasto na leitura. Recomendadíssimo. Nota 10.

Fotos:





Francini Sonsin Aguiar Cervantes
http://www.skoob.com.br/usuario/290526

3 comentários:

  1. Você acha uma leitura interessante mesmo para quem não cursa direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, depende. Tem gente que não faz direito, mas gosta do tema, costuma ler sobre isso e daí é sim.

      É um clássico, acho que é interessante a leitura para todos, mas aviso aos leigos que é importante ter em mente que é um modo de pensar, e não a verdade absoluta (que no Direito praticamente não existe), eu amo direito penal, amei o livro, mas acho que meu modo de pensar tende a olhar um pouco mais as garantias do acusado. Maas, de qualquer forma é um ótimo livro, que provoca uma reflexão muito interessante.

      Excluir
    2. p.s.: o livro não é só sobre direito penal e sim sobre o direito como um todo, mas a única coisa que penso um pouquinho diferente e com relação ao acusado do direito penal.

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.