Gostou? Clica aqui:

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Trilogia 50 tons

Fonte da imagem



Li a trilogia faz tempo e acabei não contando no blog e não foi esquecimento.

Quem me conhece um bocadinho sabe que eu e polêmica nos amamos mais do que deveríamos e por isso, de vez em quando, eu tomo juízo e fujo dela. Como sei que este livro deu uma polêmica daquelas, acabei resolvendo silenciar, mas se alguém perguntava eu falava, se eu via resenhas nos blogs comentava e hoje resolvi falar aqui também.

Eu amei a trilogia. 

Pois é, estava eu em uma viagem com a mamãe para a praia, mas bem, eu não estava a fim de ir para a praia. Estava frio e eu estava com tédio e a internet do hotel estava funcionando, ou seja, sim, a estranha aqui estava no quarto utilizando o notebook que sabiamente tinha levado, embora p* consigo mesma de não ter levado um livrinho sequer (achei que agiria como qualquer pessoa normal e passaria dias na praia sem enjoar e só levei o notebook para falar com o marido). Quando achei o 98988º comentário sobre "50 tons de cinza"  resolvi ler o dito cujo baixei o pdf por métodos não convencionais (ou super convencionais)  #coisafeia e comecei a leitura. Gostei, fiquei envolvida e curiosa, e quando cheguei ao fim queria matar um. "Hã? Acabou? Mas eles estão separados!!! Ok, deve ter uma continuação disso" procurei e descobri (só então) que era uma trilogia. Baixei e li o segundo, gostei também, mas achei beem paradão com relação ao sexo, mas com mais história. Depois disso passei tempos difíceis, enlouquecida para ler o terceiro e aquilo nunca era lançado. Achei uma tradução mal feita na internet, mas não consegui ler, faltava coesão, coerência, gramática, tudo o que imaginar. Mas após algum tempo (desespero batendo) me indicaram outra que estava bem melhor. Baixei e li o terceiro. 

A maioria das pessoas que não gostaram não leram os três. Muita gente leu o primeiro e disse que é machista, que ela se submetia a tudo o que ele queria, sem pensar nela blablablá, só que no primeiro livro eles terminaram separados. Isto porque não estava certo mesmo. 

Sem correr o risco de spoiler porque a trilogia é bem velha e quem queria ler já leu (Atenção: se você não leu, quer ler e tiver agonia de spoiler pule para o próximo parágrafo), resumidão o negócio é o seguinte: No primeiro livro ela faz tudo o que ele quer, é bem quente, mas, realmente é complicado para ela (que além de ter acabado de perder a virgindade, sente um prazerzinho em um pouco de sadomasoquismo, mas ele em muito), não dá certo. No segundo livro ele volta e faz tudo o que ela quer, é um livro até legalzinho, bem morno com relação ao primeiro, mas tem mais história, e dessa vez é complicado para ele (não fica totalmente satisfeito) e para ela (que percebe que não satisfaz), não dá certo. No terceiro livro tudo se ajeita, um se amolda ao outro e eles encontram o ponto perfeito para os dois, o amor a esta altura já está provado de ambas as partes, e tudo termina bem, com direito a família feliz.

Claro que gosto é gosto, mas achei bem tenso a quantidade de pessoas que falaram mal sem ler todos, sem procurar entender o enredo e sem se lembrar que existem pessoas diferentes e a história não é tão fora da casinha assim.

Quanto à semelhança com Crepúsculo: Sim, ele foi inspirado em Crepúsculo. Eu não li a saga, mas vi alguns filmes. O mais engraçado é que no início eu não sabia da inspiração e a única personagem que relacionei foi a Mia de 50 tons com a Alice de Crepúsculo, não foi bem racional a relação, mas meu cérebro a fez de forma tão automática que cada vez que pensava na Mia, me vinha a imagem da Alice. Depois descobri que um tinha sido inspirado no outro e tudo fez sentido, achei engraçado ter feito relação apenas com uma personagem secundária.

Queria dizer também que não acho que a tal inspiração desqualifique a autora, pelo contrário, é surreal como ela conseguiu pegar personagens iguais, com os mesmos sentimentos e comportamentos (mais que isso, as histórias tem os mesmos elementos até) e com tudo isso fazer uma história completamente nova. 
Eu recomendo a leitura sim, se discorda, concorda ou sem corda comenta aí que eu não mordo e amo uma discussão saudável. 

;*

Francini Sonsin Aguiar Cervantes
http://www.skoob.com.br/usuario/290526


5 comentários:

  1. É um gênero que não chama a minha atenção ao ponto de querer ler a trilogia; mas acho bacana ter a perspectiva positiva de tais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran... lembra de mim??? Do blog Papo de Amélia?? Eu volteii!! Dá uma passadinha lá no meu novo cantinho depois... Estou novamente te adicionando nos links, pq adoro te seguir!!!
    Eu já li a trilogia... em 2 semanas... kkkk... esse livro é tuuuuuudooooo!! amo amo!!
    Bjinhos

    http://mamaeamelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se eu te disser que já procurei o Papo de Amélia no Google várias vezes? kkk
      Vou correr conferir o novo blog, as dicas fizeram falta
      ;*

      Excluir
  3. Oi, Frahn!

    Eu li toda a trilogia, mas não gostei. Li até o fim de teimosa que sou e detesto largar uma história no meio. Não gostei, achei pesado, muito nojento em algumas partes e... na minha humilde opinião, achei o enredo fraco. As cenas quentes são legais, mas precisava de algo que desse sustento ao caso. Isso acontece muito com literatura hot, infelizmente.

    Enfim, essa a minha opinião. Sei que sou muito puritana e isso me faz odiar essa literatura mais pesada em termos de sexo, mas o importante é ler! ^^

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua opinião Gi, teve fundamento. Minha irritação no post foi com as conclusões precipitadas, sabe? Mas claro que tem gente que gosta ou não porque é o tipo de leitura que gosta ou não. Sobre isso eu sou quem menos posso falar, normalmente os livros que eu leio são os mais diferentes do resto do mundo kkk.

      Não acho que seja questão de puritanismo flor, mas de gosto mesmo, claro que eu também não faço tudo o que gosto de ler kkk.

      Eu comecei a ler mais ou menos esse tipo de literatura com Jorge Amado aos 12 anos, então acabei pegando gosto. Mas, claro, que Jorge Amado é único, ele consegue ter cenas hot, mas um enredo top, como eu nunca vi em outro autor.

      ;*

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.