Gostou? Clica aqui:

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Confissões - Santo Agostinho


Título: Confissões
Autor: Santo Agostinho
Tradução: Maria Luiza Jardim Amarante
Editora: Paulus
Série: Espiritualidade
Páginas: 446
ISBN: 978-85-349-0497-1


Minha Opinião

Neste livro Santo Agostinho se confessa, conta sua história, mostra Deus sob os seus olhos. É um livro muito bonito, que fala de fé, de conversão, religião, amor e filosofia.


Eu comprei ele na I Bienal que teve aqui em Campo Mourão (mostrei as comprinhas aqui), por indicação da Tarcila (loira que aparece de vez em quando nos vídeos rs) e demorei um pouco para ler, já que li outros livros, no mesmo período, que eu estava louca para saber o final (ficção, sabe como é) e este foi ficando de lado, mas, após uns sete meses, acabei e amei a leitura.


Mas tu, médico de minha vida interior, mostra-me os frutos deste meu trabalho. A confissão de minhas faltas passadas - que perdoaste e esqueceste para me fazer feliz, transformando-me a alma pela fé e pelo teu sacramento - leva, a quem lê e ouve, a não se entregar ao desespero dizendo: não posso. Que esta confissão desperte nele o amor pela tua misericórdia e pela doçura da tua graça, que fortalece todos os fracos e lhes permite tomar consciência da própria fraqueza.
Amei a leitura, o livro é dividido em livros e depois em capítulos bem pequenos, o que torna a leitura mais lenta, mas também menos enjoativa e mais fácil de pausar (no meu caso, que não tenho um tempo específico para ler e leio a cada dez minutos de folga, é ótimo).



Por que motivo te narro então tantos acontecimentos? Não é, certamente, para que os conheças por mim, mas para despertar meu amor por ti e o amor daqueles que lerem estas páginas, afim de que todos exclamemos: "Grande é o Senhor e digno de todos os louvores". Eu o disse e repito: é por amor ao vosso amor que escrevo estas páginas. Pois também nós oramos, e contudo a verdade diz: "Vosso Pai sabe do que tendes necessidade, ainda antes de lhe pedirdes".

A capa e a contra-capa são lindas de morrer e a diagramação é simples, mas muito bonita. O que mais me incomodou foi a falta de orelhas.

As orelhas, aviso aos que tenham coragem de usá-las para marcar páginas, não servem para marcar páginas, mas para conservar melhor as bordas da capa.

Como levo os livros que estou lendo na bolsa e este eu demorei para ler, elas fizeram falta.



 Ó Deus, completa em mim a tua obra e revela-me estes mistérios

Traz muitas citações bíblicas, ou pensamentos inspirados na Bíblia e, em cada um deles, traz a passagem correspondente no rodapé.


Portanto, disseste uma palavra,  e as coisas foram feitas


Além de religioso, o livro é muito filosófico e por vezes tive que desfazer os nós no cérebro causados por vários capítulos viajando sobre o mesmo assunto. Gosto de filosofia, mas tem coisas que... bem... para quê pensar? Por vezes me vi rindo.

Seria talvez mais justo dizer que os tempos são três, isto é, o presente dos fatos passados, o presente dos fatos presentes, o presente dos fatos futuros. (...) O presente do passado é a memória. O presente do presente é a visão. O presente do futuro é a espera. 

Mas traz também muitas lições importantes, o modo com que um santo que já pecou muito vê a vida, confissões que começam nos choros da primeira infância e alcançam as maiores falhas, grandes reflexões que ainda guardam o mesmo valor, apesar do tempo, e falam sobre coisas ainda muito importantes.

Portanto, enquanto cada um procura compreender nas Sagradas Escrituras o que o autor quis dizer, que mal há em interpretá-las em outro sentido, se tu, ó Luz de todas as mentes sinceras, mostras ser verdade, ainda que não seja aquilo que o autor quis dizer? Também ele, de fato, entendeu dizer a verdade, embora não precisamente aquela verdade




Mas o valor maior deste livro, talvez não esteja na confissão, na biografia ou nos pensamentos e divagações, mas no amor declarado a Deus. Por isso, termino com o meu quote favorito:



Eu te amo. E, se ainda é pouco, faze que eu te ame ainda mais. Não posso medir para saber o quanto me falta de amor, que seja o suficiente para que a minha vida corra para os teus braços e daí não se afaste, até esconder-se no segredo de tua face. 



13 comentários:

  1. Muito legal a dica, fiquei curiosa para ler!

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii..
    Gosto de livros com citações bíblicas..
    Ainda não tinha ouvido falar desse, mas gostei da maneira que descreveu a trama.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia, o livro é muito bom. Eu não conhecia até me indicarem, mas depois que comecei a ler todo mundo vinha me falar que era bom rs.

      Excluir
  3. Deve ser uma leitura de fato muito interessante!

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sempre é interessante conhecer a biografia dos santos
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  5. Que tudo sua resenha Fran!
    Gostei do que li por aqui, e vou ver se encontro esse livro.
    Parece ser bem interessante.

    Beijinhos!
    --
    Larissa Rehem - Blog O dia da Lila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você iria amar ele Lila, é uma delícia.

      ;*

      Excluir
  6. Esse é um livro diferente para mim, nunca tinha visto nada a respeito. Mas parece ótimo, nos fortalecer é sempre bom

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  7. Oi Frahn, tudo bem?

    Gosto muito de Santo Agostinho, mas nunca li nenhum livro a respeito dele. A Paulus tem livros bem interessantes.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.