Gostou? Clica aqui:

domingo, 30 de novembro de 2014

Extraordinário - R. J. Palacio




Ficha Técnica:
Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Ano: 2013
ISBN: 978-85-8057-301-5

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

O que eu achei:



Um livro extraordinário, sobre um garoto extraordinário.


Ganhei em um sorteio no blog Doce Ilusão e estava ansiosa para ler, porque já tinha ouvido falar muito e muito bem.

Apesar do que possa parecer quando se lê a sinopse, não é um livro triste. É um livro leve, sobre um menino com a vida complicada pela aparência, mas que também tem seus problemas comuns da idade (tem 10 anos) e é, afinal, um menino comum.

Em muitos momentos se mostra realmente comum, com todas as neuras e ânsias da idade, em outros extraordinário, porque ele passou por coisas que o amadureceram mais rápido que as outras crianças e o fizeram ver a vida de um modo muito diferente.

Auggie é apaixonante, de repente você se sente amiga do personagem. A história é leve e bem escrita, e você se sente dentro dela.


Uma sacada de gênio da autora é narrar os acontecimentos por vários narradores, sempre personagens, sempre em primeira pessoa. A maior parte do livro é narrada pelo personagem principal, mas você tem a oportunidade de ver o posto de vista de outros personagens também, porque afinal, nem sempre a minha percepção é a mesma de outra pessoa e a autora soube explorar isso brilhantemente.


Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso, ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. Como os pais que amam cegamente, uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você, um garotinho de voz grave que perdeu todos os amigos por sua causa e até uma garotinha de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros.

Muitos personagens se mostraram incríveis, como o diretor Sr. Buzanfa e o professor Sr. Browne que criou um preceito por mês e desafiou os alunos a criar os deles nas férias.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

Seus feitos são seus monumentos. 

O livro traz também várias citações de outros livros, peças, músicas...

"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?" (O Pequeno Pássaro Branco de J. M. Barrie)
Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza. 


A edição é linda, capa incrível (sim, eu sei que a maioria prefere a capa branca, mas eu amo a capa azul e, provavelmente, isso tem a ver com o fato de ser a minha cor favorita rs - p.s. a capa oficial é a azul, parece que foi lançada a branca aqui no Brasil porque o livro foi lançado perto de "A culpa e das estrelas" e a editora preferir que as capas não fossem tão parecidas), a contra-capa também é linda; tem páginas amareladas para leitura menos cansativa; primeira e última folhas em cinza com uma ilustração super bacana; troca de narradores com folhas cinza com ilustração; fonte bonita e fácil de ler; capítulos curtos para parar quando quiser (sem deixar a leitura lenta, o que é muito importante). 

Acho que o único ponto negativo é que achei alguns erros de gramática, especialmente quanto à pontuação e coisas bobas como letra minúscula em início de frase. Erros de falta de uma revisão mais detalhada mesmo, mas nada que dificulte a leitura.

Não sei nem como descrever o quanto este livro é incrível e tenho a impressão que não consigo passar por meio de palavras o que sinto após ter lido ele.

É tudo o que dizem. Eu dou cinco estrelas e favorito, recomendo demais para todas as idades (especialmente as crianças e adolescentes em idade escolar, acho que ele pode fazer entender melhor o bullying e evitá-lo).


;*

Francini Sonsin Aguiar Cervantes




Um comentário:

  1. Amei a resenha e concordo com o que disse.
    Realmente os erros de português são meio chatos, mas a gente releva por conta da narrativa.
    hehehehehe

    Beijinhos Frahn!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.