Gostou? Clica aqui:

domingo, 11 de janeiro de 2015

Peter Pan - J.M. Barrie



Ficha técnica:
Título: Peter Pan
Título original: Peter Pan
Autor: J.M. Barrie
Tradução: Julia Romeu
Edição: 1ª (Bolso de Luxo)
Editora: Zahar
Ano: 2013


Sinopse
Peter Pan transporta crianças e adultos para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca - Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas...


Experiência de Leitura



O livro é infantil e um bocado "viajado", mas, ao contrário de Alice no País das Maravilhas que tinha as mesmas características e eu odiei, do Peter Pan eu gostei bastante.

"Ele se arrependeu de ter dado nomes tão esquisitos para os pássaros da ilha, tornando-os tão selvagens e ariscos." (p. 191)

Peter Pan não exagera tanto nas viagens, tem aventura, um pouco de suspense e envolve o leitor.

A impressão que eu tive foi a de que um adulto escreveu, mas com a ajuda de crianças, como se elas fossem dando palpites e o autor fosse adotando estes palpites na escrita.


Eu já conhecia um pouco a história por desenhos e releituras, mas nunca tinha lido o original. Me surpreendi com o final e gostei bastante do enredo.

" - Eu sou a juventude, eu sou a alegria - respondeu Peter num impulso. - Sou um passarinho que furou a casca do ovo" (p.217)

Tem momentos tristes, que chega a dar vontade de chorar, ao mesmo tempo muitos momentos felizes, engraçados e bobos. O livro é bem surpreendente, sempre tem algo que você não esperava no próximo parágrafo e achei isso bem bacana.

"É isso que somos: meros observadores. Ninguém quer nossa companhia. Então vamos observar e fazer comentários maldosos, torcendo para que alguns magoem." (p. 226)

Amei as frases de efeito que aparecem diversas vezes na narrativa.

A minha edição é daquela coleção bolso de luxo da Zahar que é linda demais, tem capa dura, cintilante em azul com detalhes em preto e branco, com folhas amarelas.

Pretendo fazer uma coleção com algumas destas edições. Tive o "Alice", mas me desfiz, porque, apesar de ser incrivelmente lindo, eu detestei a história; tenho o "Contos de Fadas" também que também é uma edição linda, mas eu acho o "Peter Pan" ainda mais lindo, apesar de não ter ilustrações internas como os outros dois.

Pelo luxo da edição, o preço é bem acessível (em torno de 20 reais), então só me encoraja a comprar mais destas edições bolso de luxo da Zahar.

Recomendo a história e a edição também.

"E assim continuará sendo, enquanto as crianças forem alegres, inocentes e desalmadas" (p. 253)







;*

Francini Sonsin Aguiar Cervantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.