Gostou? Clica aqui:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Análise

        Olá. Hoje eu li uma coluna na revista época que fala sobre os sonhos, e o que afinal eles querem dizer, segundo o autor (eu concordo) os sonhos seriam uma forma do seu sub-conciente de demonstrar-se. Bom, eu recomendo a leitura da coluna (link no final do post), mas o que realmente me interessou, foi que no fim do texto ele aborda sobre análise, segundo ele, fazer análise é maravilhoso. 
        Durante o MeMe do post anterior, esqueci de contar uma coisa: eu fiz análise, com psicóloga, durante cerca de 5 anos.
        O que eu acho? Que todos deveriam fazer análise! Quando eu falo isso, muita gente fica assustada, as pessoas ainda mantém esse preconceito de que se alguém faz análise deve ser completamente desequilibrado.
Isso não é verdade. O nosso sub-conciente, é algo que não controlamos e não conhecemos. Ter a oportunidade de saber melhor o que se passa no mais íntimo de nossas mentes é maravilhoso e revelador. 
        Muitas vezes, nós mesmos nos sabotamos sem perceber. Várias vezes acontecia algo comigo, que eu entendia como se fosse acaso e a minha psicóloga me mostrava que era prova de que eu dava mais atenção a tudo do que a mim mesma.
        A análise me fez melhorar, não só os problemas psicológicos que eu apresentei, mas me fez melhorar como pessoa, me fez perceber que eu também sou importante, e me fez perceber o que tem por trás de cada ação humana. 
        Me fez dar mais importância a pequenas coisas: uma criança com mais de 3 anos sem problemas físicos, por exemplo, que faz xixi na cama, não é um simples incidente, é o sub-conciente demonstrando que há algo errado, diante disso podemos nos omitir e fazer com que ela se torne um adulto complexado e infeliz, ou resolver isso com poucas visitas a um psicólogo. Às vezes aquela garota que fala tanto de si como se fosse a mais linda do universo, tem graves problemas com a auto-estima, e está só tentando se sentir bonita.
        A título de curiosidade contarei o meu caso:
        Meu pai foi para os Estados Unidos, tentar ganhar dinheiro quando eu ainda não tinha oito anos completos, meses depois, a minha perna começou a travar, minha mãe pensou que era fingimento, que eu estava tentando chamar atenção, até me derrubaram de uma cadeira pra ver se eu firmava a perna. Não firmei. Ela me levou ao médico, quando ele disse que era psicológico ela disse que não, que eu não estava fingindo, contou a história da cadeira... foi quando ele explicou que eu não fazia de propósito, que eu não podia controlar. Não tinhamos dinheiro na época, então minha mãe conversou com a diretora do colégio onde eu estudava e conseguiu uma indicação para fazer as sessões pelo SUS, em algum tempo a psicóloga e eu descobrimos o problema: quando o meu pai foi embora ele pediu pra eu não chorar (claro que na realidade ele queria que eu não sofresse), desde então, eu nunca mais havia chorado. Não era proposital, mas eu não conseguia, sentia o nó na garganta, o aperto no peito, mas não conseguia chorar, aos poucos, com o tratamento a dra Ieda (esse é o nome dela) foi conseguindo fazer com que meu sub-conciente entendesse o que realmente meu pai queria dizer, essa parte não foi tão demorada, outros problemas apareceram, e eu fui resolvendo... 
        Descobri que tinha depressão, não foi fácil, mas explicava muita coisa, tive diversas crises e demorei muito pra me curar completamente, tinha medo que as pessoas percebessem e sentissem pena de mim, os momentos em que estava mais sorridente, pulando igual criança eram os momentos em que estava mais triste. Mas me neguei a tomar anti-depressivos, era cômodo, sabia que podia depender deles pra sempre, mas eu podia vencer sem medicamentos, eu sabia que pudia. Venci! Aprendi que eu posso tudo o que realmente quiser, e que posso não ser tudo o que eu queria, mas que tenho total possibilidade de chegar lá, depende de mim! Aprendi que as pessoas ao meu redor são muito importantes, mas que eu também sou! E aprendi o quanto faz bem uma análise!


Link do texto na coluna da revista época: 
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI162253-15230,00-COM+QUEM+VOCE+SONHA.html

2 comentários:

  1. Oi Fran!! Nossa realmente seu blog é uma gracinha!! Vou te adicionar aos meus links, ok? Me add tbm e volte sempre ao meu bloguinho!!
    Bjokas

    http://papodeamelia.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Frahn, eu concordo com você em gênero, número e grau! Eu fiz análise ano passado, como vc deve saber nós mesmos é que damos a nossa alta né, e eu não dei ainda sabe, e nem voltei esse ano, mas já estou bem melhor, mas quero continuar sim, e acredito também que todos devem fazer, e dps que eu comecei a entender que simplesmente precisamos aceitar o fato de sermos quem nós somos e como é bom isso, que a gente percebe que tem mts pessoas por aí que precisam urgente de análise, mas o preconceito existe sim e é mt grande.

    Bjss

    www.amandaapaulaa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.