Gostou? Clica aqui:

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TAG: Alfabeto Literário


Amei essa TAG e, já que a Mandinha do Confissões Femininas deixou a TAG livre para quem quiser responder, responderei:

REGRAS:

- Você deve escolher 5 letras do alfabeto (no máximo para o post não ficar muito grande), podendo ser aleatórias ou seguidas, e mandá-la para cada blog que você escolher.
- O blog que receber a tag, deverá escolher 5 livros que comecem com as letras que foram indicadas.
- Artigos não contam. Ex.: "O mundo acabou". O artigo "O" não conta como letra "O", ou seja, o que vale são as letras da palavra secundária, nesse caso, a letra "M".
- O número de blogs e letras depende de cada um.
- Na ausência do livro com a letra, o espaço fica em aberto mesmo e o dono do blog paga uma prenda. Se não pagar prenda vai se transformar em abóbora a meia noite *brincadeira*
- Na ausência de livros com TODAS AS LETRAS, o leitor poderá fazer sua própria listinha de 5 livros.
- Para participar da tag, você deve ter sido tagueado ok?!

As letras indicadas pela Mandinha foram: A-J-D-M-S

Procurei escolher livros que não resenhei no blog e que me marcaram por algum motivo, foi interessante, algumas letras tinham poucos livros, outras tinham livros incríveis dos quais eu queria falar e foi difícil escolher rs. Mas vamos lá:

O Atelier Silencioso (David Douglas Duncan)

Este me encantou demais. Eu era pequena, perdida na biblioteca da minha avó, sem saber que livro ler, quando o vi. Um livro grande, de capa dura, quando o folheei descobri que não era um livro comum, ele não tinha textos. Feito todo com fotos e quase sem legendas (apenas em uma ou duas fotos), fala sobre Picasso, mostra seu atelier e sua casa após sua morte. É emocionante, uma leitura sem palavras que utiliza mais o coração do que a mente.


Jesus, o maior psicólogo que já existiu (Mark W. Baker)

Eu amo livros de psicologia para leigos e este mostra um lado pouco estudado de Jesus, o lado psicólogo. Mostra a psicologia por traz de variás ações, como falar em parábolas e dar a outra face, o autor ao longo do livro cita episódios relatados na bíblia e casos de pacientes atendidos por ele para ajudar a demonstrar ao leitor o seu raciocínio. Muito bom e extremamente recomendável.


Dom Casmurro (Machado de Assis)

Com certeza o mais famoso da lista, Dom Casmurro é leitura obrigatória nas escolas. Leitura fácil? Nem pensar! Li obrigada, caso contrário teria desistido. Maçante, chato, daqueles que o autor demora cinco páginas com algo que poderia ter dito em três linhas. Foi difícil chegar ao fim, mas quando fechei o livro, parei, raciocinei sobre o que havia lido e pensei "Caramba, esse livro é brilhante!!!". O melhor do livro é o raciocínio sobre a história, quando começamos a pensar sobre o assunto e, claro, a pergunta que não quer calar: Capitu traiu o Bentinho? Embora a maioria tenha certeza que sim, eu acredito que não. O melhor do livro é que você tem uma visão limitada da história. O narrador é personagem, não é onisciente e nem confiável. Bentinho é ciumento, possessivo, e demonstra por vezes ser volúvel, facilmente manipulável, desconfiado, e interpretar as coisas do modo dele, além de entrar em contradição várias vezes. Para ele existem provas incontestáveis sobre a traição. Mas são realmente incontestáveis? São provas ao menos? Um dos pontos sobre o qual o narrador mais se apoia é o fato de que a Capitu teria chorado demais no enterro do Escobar. Whaaat???? Ela tinha perdido o melhor amigo, que era também o melhor amigo do marido, a sua melhor amiga estava ficando viúva, ela deveria não chorar? Outro ponto: suposta semelhança física de Escobar com o filho de Capitu. Será que pareciam mesmo? Até que ponto a semelhança era real e até que ponto era a imaginação e ciúme do Bentinho falando mais alto? Enfim, claro que a intenção do Machado era justamente criar essa interrogação, a verdade é que a traição ocorreu ou não de acordo com o que cada um pensa. O leitor desvenda o mistério do livro por si só e a história é feita em parte por ele. Vale a pena a leitura, o livro é genial!


Menino do Dedo Verde (Maurice Druon)

Lembra O Pequeno Príncipe (e, na minha opinião, é ainda melhor) pelo estilo do livro. Cheguei a conferir se o autor era o mesmo quando li, não é, mas o tradutor sim. Li depois de adulta, (este ano, na verdade) e comprei um igual para a minha prima na primeira oportunidade. É um ótimo livro para qualquer idade, melhor ainda se for lido quando criança e reler diversas vezes durante a vida. Com uma linguagem lúdica e muitos ensinamentos por traz de cada frase é um livro maravilhoso em diversos sentidos.


Sherlock Holmes - O Signo dos Quatro (Sir. Arthur Conan Doyle)

Amo os Livros de Sherlock Holmes, são mistérios maravilhosos. Este é o meu favorito porque contém uma surpresinha: um romance lindo escondido em meio a um mistério extremamente envolvente. Perfeito! Daqueles que você fica com os olhos vidrados na leitura, louca para saber o que esconde a próxima página, a ansiedade toma conta. É simplesmente DELICIOSO! 


Seguindo o exemplo do Confissões, também deixarei a TAG livre para quem quiser responder, se não tiver blog pode responder nos comentários também, vou amar.

Letras indicadas: C - T - D - F - M

Francini Sonsin Aguiar Cervantes

4 comentários:

  1. Aiiii... essa eu preciso responder! Deus, dai-me tempo!!! hehehe

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, esqueci de comentar sobre os livros... Vc me deixou morta de vontade de ler-ver esse livro do Atelier. Parece ser poesia em forma de fotos.
    Engraçado como cada livro tem um estória. Os mais especias, os que mais nos tocaram ou surpreenderam serão sempre lembrados com carinho.
    Tenho muitos para compartilhar... essas letras que vc deixou serão limitadas.

    Beijo enorme.

    Ps. AAAAMO Sherlock Holmes!!! (Novidade, né?)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. O livro do Atelier é muito bom, eu lembro que eu fiquei impressionada na época.

      Verdade, cada livro tem uma história para cada leitor, cada um ele toca de um jeito.

      É difícil escolher só 5 por 5 letras Gi, mas é divertido rs. E se tiver que falar de todos a gente acaba decidindo não falar né? rs

      Beeeijo

      P.s.: Haha, juro que eu não sabia, eu amo também, mas só li 3 até hoje.

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.