Gostou? Clica aqui:

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Arte ou Apologia ao assassinato?

       Bom, como todos já devem estar sabendo, há uma exposição na Bienal que anda causando polêmica. Os desenhos de Gil Vicente retratam ele mesmo assassinando vários grandes líderes, tanto brasileiros quanto mundiais, dentre eles presidentes (Lula, FHC e Bush), a Rainha Elisabeth e dois Papas (João Paulo II e Bento XVI). O caso que gerou maior polêmica foi o fato da OAB ter pedido que a Bienal retirasse os quadros de exposição, alegando que faziam apologia ao crime, a Bienal decidiu não retirar a exposição e surgiram vários comentários defendendo ambos os lados, uns dizem que a OAB quer a volta da ditadura e que a arte é uma forma de expressão, outros que as imagens são violentas e chocantes demais.
       Primeiro olhem as imagens e tirem suas próprias conclusões, depois leiam a minha opinião mais abaixo
      Eu adoro arte, acredito e defendo, mas isso, bem além de ser de péssimo gosto pode trazer consequências nada agradáveis. Pessoas que trabalhem no ramo jurídico ou que tenham algum conhecimento dele, ou ainda, psicológos, psiquiatras, psicanalistas e afins, sabem bem como algo assim pode influenciar pessoas que tenham algum tipo de fraqueza psicológica, digamos assim. Explico: desenhos que retratam líderes mundiais sendo assassinados sendo encarados como arte, como algo bonito, que todos devem apreciar, podem passar a seguinte mensagem à algumas pessoas "essas pessoas merecem morrer e se alguém merece morrer deve ser morto, é justo, é certo e é bonito" pronto, está feita a completa confusão.
      Entendo quem defenda que é somente uma forma de expressão (embora convenhamos: é de extremo mau gosto, querer taxar de arte a representação de um crime tão absurdo), pois bem, mas digamos que ele não teve o cuidado suficiente, ou simplesmente, não mediu as consequências de tal ato. Quanto ao argumento de que a OAB estaria estabelecendo uma ditadura, primeiro que não mandou pediu, tanto que a Bienal negou, e segundo que olhando pelo ponto de vista jurídico, a OAB está zelando pelo bem da sociedade e para que regras essenciais não sejam quebradas (e não é este seu dever?).
      A psiqué do ser humano é muito complexa, e deve-se pensar bem antes de uma atitude destas.
     Para terminar, minha consideração como apreciadora da arte: foi se o tempo que se demonstrava a insatisfação com alma, como fez Picasso em Guernica (para quem não sabe a história, a obra foi pintada para retratar os sentimentos do pintor sobre um atentado a uma pequena cidade chamada Guernica durante a segunda guerra mundial), olhando o quadro você pode não saber a história, nem entendê-lo, mas ele te passa tristeza, confusão e desespero. Sabe, muitas pessoas morreram naquele dia, muitas pessoas foram assassinadas, devemos incentivar isso?
Guernica - Pablo Picasso - 1937

2 comentários:

  1. Olá, estou passando para agradecer sua visita e comentário no Ateliê. Realmente os produtos Jequiti são ótimos! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar nesse desenhista, só n tinha visto os desenhos ainda. Eu apesar de n ter gostado tanto assim da temática, acho super nada haver a OAB fechar a exposição dele, pow.. Sempre guando alguém pinta alguma tela ela demonstra seus sentimentos ou a critica á sociedade, como foi o caso de Picasso, n acho q deva ser diferente com esse cara, apesar dos desenhos dele serem bem mais.. pesados e claros em relação a critica dele.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.