Gostou? Clica aqui:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Uma declaração de amor

      Com essa correria de arrumar o HTML do blog acabei nem postando sobre o centenário ontem, mas dormi com a camiseta do timão do dia 31 para o dia primeiro, e fiquei os dois dias de unhas alvi-negras ;D
      Não poderia deixar de prestar minha homenagem, portanto vamos falar do melhor time do mundo?

Os Brasões
      Criado as pressas em 1913 quando o timão conquistou uma vaga na liga paulista de futebol, esse foi o primeiro brasão do Corinthians, um C e um P que representavam Corinthians Paulista. Foi inspirado no Corinthian inglês.




      Em 1916 após a conquista do Campeonato Paulista o brasão foi acrescido de uma letra e um contorno, mas teve vida curta.


      Seu sucessor, também em 1916, tinha pouca leitura e não demorou a ser mudado.




      Em 1917, o escudo assumiu o contorno redondo e as letras voltaram a ter o formato do segundo escudo.



      Em 1920, a bandeira do estado de São Paulo passou a fazer parte do escudo e o nome agora aparecia por extenso (S. C. Corinthians Paulista).




      Em 1926, surgem os remos, a âncora e a bóia estilizada. Neste mesmo ano o corinthians muda-se para o Parque São Jorge.




      No 7º brasão, a bandeira de São Paulo apresenta as 13 listras com rigor, houveram mais algumas mudanças que deixaram o distintivo beem mais bonito e a bandeira passou a tremular, dando dinâmica ao mesmo.




      Em 1990, aparece a primeira estrela que foi sendo acompanhada pelas outras quatro. A estrela maior, acima das outras, simboliza o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA.



      Atualmente, em decorrência da comemoração do centenário do time, os jogadores do corinthians vão usar até o final da temporada uma camisa listrada dourada e branca com o brasão comemorativo que é formado pelo primeiro escudo contornado de dourado, mais um contorno oval, os anos 1910-2010 e acimado por uma estrela dourada.



Craques
      Nesses cem anos de história passaram pelo Sport Clube Corinthians Paulista, muitos grandes jogadores que deixaram seu nome na história, citei apenas alguns, os que me são familiares, talvez não cite seus favoritos tenho só 18, dá um desconto:





Vampeta 



O nome fala por si só. O eterno ídolo do timão, era volante e vestia a camisa 5. Defendeu a camisa do timão por 248 jogos, e participou da conquista do Brasileirão de 1998/99, Paulista de 1999 e 2003, Mundial de clubes de 2000, Copa do Brasil de 2002 e Torneio Rio-São Paulo de 2002. O apelido? veio da mistura de vampiro com capeta O.o.





Carlitos Tevez

Deixando de lado as confusões fora de campo, ninguém pode negar que o argentino mostrou-se um excelente jogador e péssimo em sambar: "Samba Tevez" rsrs, não ficou muito tempo no clube, jogou apenas 78 jogos, participando da conquista o Brasileiro de 2005









Biro-Biro
 Símbolo da raça do time. Em tempos de ditadura militar, conseguiu votos suficientes para ganhar a eleição, mesmo sem ser candidato (eleitores utilizaram o apelido engraçado como forma de protesto, escrevendo o nome do jogador na cédula) lembra da propaganda da Coca-Cola? "Quem é melhor? Maradona ou Biro-Biro?" Biro-Biro tinha esse apelido por causa do biribiri, um doce que o pai adorava, jogou 589 jogos pelo Coringão e participou da conquista dos paulistas de 1979, 1982/83 e 1988



Meu craque favorito
Agora um jogador que eu gostaria muito de ter visto na lista do corinthians.com.br:
Felipe
      O goleiro que foi o principal responsável pela volta do corinthians à primeira divisão e que, depois, foi o responsável por uma fase ótima no time. Deixando de lado a confusão que foi sua saída, eu a lamentei muito!
      Ficava hipnotizada vendo-o jogar, ele não costumava levar 2 gols em uma única partida e deixava todo mundo sem entender como ele defendia tão bem.
      Felipe, pra mim você sempre será meu ídolo, o melhor goleiro de todos os tempos.
      Contratado para defender o corinthians em 2007, Luiz Felipe Ventura dos Santos foi indicado ao prêmio Craque do Brasileirão em três categorias: craque da torcida, melhor goleiro e revelação do campeonato, em 2008 foi destaque no vice-campeonato da Copa do Brasil e no título da série B. Em 2009 conquistou o Paulista de maneira invicta e a Copa do Brasil sem tomar nenhum gol em casa.
      Felipe recebeu o apelido de Muralha da Fiel e participou da conquista do brasileiro série B em 2008, Campeonato Paulista em 2009 e Copa do Brasil, também em 2009.

Nação Corinthiana
      Mas vamos parar de tristeza! O que o timão tem de melhor?
      A torcida, a Nação Corinthiana
      Ronaldo Fenômeno (dispensa apresentações) disse o seguinte durante o centenário:
“Quero agradecer a esta nação incrível, que me recebeu maravilhosamente bem. Não poderia passar por esta vida sem vestir esta camisa. Realizei um sonho, sou o homem mais feliz do mundo”, 
      A festa do centenário reuniu 110 mil pessoas tinha mais gente lá do que na 'minha' cidade inteira.
      Teve rojões à meia noite até aqui nessa cidade minúscula em Campo Mourão.
      Somos a segunda maior torcida do Brasil, e a melhor, mais fiel e mais incondicionalmente apaixonada de todas. Temos até uma escola de samba. Somos 30 milhões de loucos!
      Nós fizemos uma revolução no modo de torcer e amar o time. Antes do Sport Club Corinthians Paulista ir pra segunda divisão aquelas arquibancadas eram vazias, quando os times caiam, os torcedores abandonavam, mas nós não, não a fiel. Quem é fiel, é fiel em qualquer situação, nos fomos para as arquibancadas mais do que nunca fomos torcer vibrar e gritar "Eu nunca vou te abandonar porque eu te amo"
e "Somos loucos por ti Corinthians". Parabéns timão, parabéns pelos cem anos de glória e que mais de mil ainda estejam por vir, dessa torcedora fiel e apaixonada, Francini Sonsin Aguiar Cervantes.



Fontes:
http://www.gavioes.com.br/2009/corinthians.aspx?p=brasoes
http://www.timaoweb.com.br/veja/festa-do-centenario-corintiano-reune-110-mil-pessoas
http://www.timaoweb.com.br/destaque/obrigado-fiel-o-time-do-povo-completa-100-anos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Felipe_Ventura_dos_Santos
http://www.corinthians.com.br/site/centenario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.