Gostou? Clica aqui:

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mentes Ansiosas

Como disse, eu leio vários livros ao mesmo tempo e hoje eu acabei mais um:

Mentes Ansiosas medo e ansiedade além dos limites foi escrito por Ana Beatriz Barbosa Silva, a mesma autora de Mentes Perigosas que eu tenho e amo.

Existe um perigo em criar expectativas sobre um livro antes de lê-lo, pois, ainda que seja bom, se não correspondê-las você acaba se decepcionando. Foi o que aconteceu. É um livro muito bom sob diversos aspectos, é fácil de ler, torna vários transtornos que envolvem ansiedade fáceis de compreender ao leitor leigo, maas...

Eu já tinha lido o Mentes Perigosas, que fala sobre psicopatia e é por óbvio bem mais envolvente (tema). Além disso, esperava que ele falasse, além dos transtornos mais sérios, como pessoas comuns que sofrem com o excesso de ansiedade poderiam se controlar. Outro grande problema: embora completamente leiga na área, amo ler sobre PSICOLOGIA. Pois é, Dra. Ana Beatriz é psiquiatra, ou seja, uma visão bem diferente. Claro que há exceções, um dos meus autores favoritos (Augusto Cury) é psiquiatra e, no entanto, tem um enfoque diferente da maioria dos psiquiatras. Antes que pensem que estou falando mal eu explico: Psicólogos são formados em psicologia, aprendem a lidar com psiqué, o emocional, preferem quase sempre a terapia aos medicamentos, enquanto que Psiquiatras são formados em medicina, com especialização em psiquiatria, e aprendem a lidar com o biológico, tendem a utilizar medicamentos. 
A autora fala sobre cada distúrbio de modo biológico, sobre genes, neurônios, medicamentos e até o modo como os alimentos podem interferir.

Enfim, é um livro interessante, mas me decepcionou. Não abandonei a leitura, mas não via a hora de acabar :/.

Lembrando que essas são minhas impressões e, principalmente se tratando de livros, isso é muito subjetivo.

Comprei na Avon e paguei algo em torno de R$9,99.


6 comentários:

  1. Eu já li o Mentes Insaciáveis, da mesma autora é ótimo.
    O livro trata de transtornos alimentares, anorexia, bulimia, obesidade e outros.
    super recomendo para leigos e profissionais da saúde!!!

    Bjusss...
    almaruiva.blogspot.com
    pratosaudavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga!

    Dá pra ver que a faculdade deu mesmo um alívio, né? rs Que bom! Adoro ler vários livros ao mesmo tempo... e nem me confundo! rs

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo este livro e tenho a mesma opinião que você. Eu esperava algo diferente. Não é ruim, mas tudo o que ela fala é que a solução de todos os problemas é terapia cognitivo-comportamental, ou seja, puxou a sardinha para o lado dela ne.

    ResponderExcluir
  4. Então! Comecei lendo Mentes Perigosas (muito bomMMmm)...como trabalho na área da educação lí Mentes Perigosas na Escola (bullyng) e pra continuar me chamou mt a atenção Mentes Ansiosas!
    mas tive a mesma decepção que vc... uma pena né??

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.