Gostou? Clica aqui:

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mobilização


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Para quem não reconheceu, a citação acima é o primeiro artigo da Constituição Federal, a base da base do ordenamento jurídico brasileiro. 

Atenção ao parágrafo único: Todo o poder emana do povo! 

Li um texto no Vai Garota hoje que me inspirou e eu resolvi falar aqui sobre o assunto também, a Gi disse no texto que "Estamos aprendendo a ser povo. Ainda estamos aprendendo a protestar". Os últimos protestos têm me orgulhado, o Brasil não via algo assim há mais de 20 anos. Sim, estamos aprendendo.

Desde pequena ouço aquela máxima "O Brasil é o país do futuro", futuro? Nós protelamos tempo demais, esperamos tempo demais.


Sou extremamente patriota, daquelas chatas, falar mal do meu país é pedir briga. O Brasil é um país incrível, a natureza daqui é inigualável, a cultura é riquíssima, as misturas de culturas, raças, credos, é tudo tão bonito; e o povo, o povo sim, é maravilhoso. Me orgulho de ter nascido aqui e não me imagino vivendo em nenhum outro lugar do mundo. Esta terra é abençoada. Mas nem tudo são flores.


O mal do Brasil não é a política, é a corrupção, é a politicagem e é a aceitação do povo diante de tudo isso. Todo o poder emana do povo. Os representantes exercem esse poder diretamente, mas nos representando, por meio dos nossos votos, foram escolhidos por nós. Nós reclamamos, mas aceitamos passivamente, a corrupção, os impostos altos e tudo o mais que nos empurram goela abaixo e na hora de votar, muitos votam em branco ou nulo e acham que isto é uma forma de protesto isso sem citar quem votou no Tiririca. Até hoje. Agora Chega! O Brasil não é o país do futuro, é o país do presente. Chegou a hora de mostrar o país que nós queremos agora! Chega de protelar, chega de aceitar, chega de reclamar sentado em casa na orelha do vizinho (ou no facebook)! O Brasil foi para as ruas. Nós queremos mais! E nós queremos agora! 


Não pense que sou contra a Copa, eu amo futebol. Não consigo me controlar nos jogos do Corinthians e me fantasio até na unha para os da seleção. Mas dinheiro para investir na Copa é o que sobrar da saúde, emprego, moradia, segurança e, principalmente, educação. Nunca o contrário.


Os protestos alcançaram o país todo, todos os estados e até o exterior, vários países mostraram apoio.


Muito se fala em vandalismo, em organização política minoritária, tentam de tudo para desmoralizar os protestos. Houve vandalismo sim, mas em um protesto, por exemplo, foram 100 vândalos em meio a 5000 participantes de um protesto pacífico, desqualificar um movimento por causa de 2%? Organização política minoritária? Pequeno grupo? Não. É o país todo! Não há líderes, é o povo que viu que chegou a hora de exercer seu poder. Exerça-mo-no! Seja por meio de protestos, ou por meio das urnas! Ano que vem tem eleição! E cuidado, tiramos o nariz de palhaço; não é qualquer partido de esquerda que de repente ficou super a favor da mobilização que vai conseguir nos enganar!


Vamos para a rua, vamos protestar, vamos mostrar que somos dignos deste poder que nos foi dado pela Constituição da República Federativa do Brasil e ano que vem, vamos para as urnas. Vamos construir o Brasil que queremos nas urnas a cada dois anos e nas ruas quantas vezes for preciso! Vamos mudar o país para melhor, E não vamos descansar até torná-lo perfeito.

Francini Sonsin Aguiar Cervantes

2 comentários:

  1. Palmas!!! Vc, sim, entende de leis e direitos. por isso as palmas para esse texto consciente e muito bem escrito sobre esse sentimento que invadiu e "contaminou" a nação.

    Obrigada pela menção. Senti-me honrada! ^^

    Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que me sinto honrada com esse comentário Gi @@ seu texto também foi muito bem escrito. Entendo de lei como protótipo de advogada só kkk eu tento. Beijos mil, linda.

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.