Gostou? Clica aqui:

sexta-feira, 18 de julho de 2014

TBR Book Jar


Você pode até já conhecer, mas para mim é novidade, então resolvi fazer a minha, mostrar e explicar.

Eu vi o nome em algum blog por aí e resolvi pesquisar. Pesquisando achei este post que explica super direitinho (vale dar uma lida) e resolvi fazer o meu.

Resumindo, funciona assim: entre quem lê muito e tem muitos livros é muito comum comprar/ganhar mais livros do que consegue ler. No fim tem 9898800989 livros que você ainda não leu e você ainda está comprando mais (por isso eu aceitei a intimação do marido para a Rehab, não compro livros há um bom tempo) e o pior, sempre tem alguns que estão lá há anos, aí voce compra/ganha um e passa ele na frente e se sente culpado, mas não consegue evitar.

Para solucionar o problema: TBR Book Jar! Ou seja, "to be read - book jar", traduzindo livremente: jarra dos livros para ler.

Você escreve todos os livros que você tem e nunca leu em papéizinhos, dobra e coloca na jarra. Quando for escolher um livro novo, basta sortear na jarra. 

Para funcionar existem umas regrinhas básicas:
1) você tem que ler o que você tirar (a não ser que já tenha lido depois que fez a jarra), porque se for para trapacear a jarra perde o sentido;
2) tem que ser com livros que você já tem, nada de desejados, a jarra serve para desentulhar livros que você tem e nunca leu;
3) tem que colocar o nome dos livros que comprar/ganhar depois, claro.

O resto das regras cada um inventa as suas. Você pode escolher todos os livros para ler com a jarra ou não, eu vou tentar, a não ser que me dê muita vontade de ler um livro, aí eu vou ler rs.

Para fazer a minha eu peguei uma moringa que eu ganhei do meu primo e eu amo de paixão e acabou quebrando o copo, ficando aqui em casa sem uso, mas eu não tive coragem de jogar (porque é muito linda hehe). Para os papéizinhos eu usei uns papéis para origami que eu tinha em casa e achei que ia ficar muito lindo, coloridinho e tal (e eu achei que ficou mesmo), e por fim coloquei algumas estrelinhas de origami, o resultado foi esse:





Não ficou uma graça? Vai ficar lindo quando a biblioteca estiver prontinha, além de decorar,vai ser super útil. 


;*


Francini Sonsin Aguiar Cervantes


8 comentários:

  1. Fram! Achei uma graça e tbm serve pra decorar né??
    Lembra de mim?? A Jenny do Papo de Amélia!! Então reiniciei meu blog, dá uma passadinha lá!! Ja te linkei, claro!!
    Bjus

    www.papodemamaeamelia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jenny, vai ficar decorando a biblioteca também ^^

      Vou fuçar lá sim :D

      ;*

      Excluir
  2. Oi Fran! *-*'
    PS: Seguindo teu blog, é uma fofura só! <3
    Eu vi o the book jar em alguns blogs, mas confesso que comigo não ia funcionar.. eu iria trapacear. kkk Porque escolho livros dependendo do meu humor.. rs E se eu tirasse um romance meloso quando estou de tpm ia querer matar o tio Nick. kkkk Ficou linda tua moringa. ADOREI! <3

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana :D
      Obrigada, muito feliz que tenha gostado.
      As vezes eu gosto de passear pelas prateleiras e escolher pela lombada, mas muitas vezes fico indecisa, acho que para mim vai servir bem, mas se escolhe pelo humor é melhor não arriscar mesmo kkk.

      Obrigada ^^ eu achei ela super fofa também.

      Beijo e volte sempre.

      Excluir
  3. Ai que dica super bacana! Ainda mais para os amantes de leitura!!!

    Passando para retribuir a visita e desejar uma linda semana. Tem post novo no blog. Passa la depois =)

    beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Babando na sua moringa com papéis coloridos que deram um charme incrível e com certeza ficou fofa na decoração.
    Achei a ideia bem bacana, mas apesar de ser apaixonada por livros eu só comprava um após ter lido o antigo, daí me habituei a não comprar quando tem algo que ainda não li.
    Confesso que andei pisando na bola nos últimos meses, mas ainda tenho meus "papéis favoritos" sobre controle!
    xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho ter todo esse auto-controle Lila kkk, eu ganho muitos livros (sem falar em boa parte da biblioteca da minha vó que ganhei em 2012 e ainda não li tudo), então acho que sempre terei alguns na fila, mas tenho que me controlar nas compras, antes eu sempre comprava 2 ou 3 por mês e quando tinha promoção comprava logo uns 19 kkk (tem vídeo aqui da Bienal que teve na minha cidade que comprei mais de 10, mas meu recorde foi na praia, 19 rs). Com livros eu sempre fui meio descontrolada, mas pretendo ficar sem comprar até ler os que tenho.

      ;*

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.