Gostou? Clica aqui:

domingo, 2 de novembro de 2014

Eu li: O Amigo da Infância 5


Leitura de livro sorteado na TBR Book Jar (saiba mais).

Ficha Técnica
Título: O Amigo da Infância 5
Coleção: O Amigo da Infância
Autores: Carlos Perrault, Guilherme Carlos Grimm, Hans Cristiano Andersen
Editora: Lello Brasileira S/A
Páginas: 160


Experiência de Leitura



Tenho um carinho muito grande por essa coleção, fez parte da minha infância e eu gostava muito dela.

Eu ganhei ela da minha avó, mais uma coleção que ela me deu quando se desfez da biblioteca. A coleção toda tem 8 livros, mas na minha está faltando o primeiro. Está com os nomes dos primeiros donos na capa, na parte de dentro, minha mãe e meus tios mais velhos (minha tia caçula nem devia ter nascido ainda).

Descobri que se tratavam dos contos-de-fada originais (de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros) há pouco tempo, mas acho que os mais famosos (reapresentados pela Disney) não estão nela, ao menos não me lembro de ter lido.

Como li quando eu era bem pequena e não me lembro mais quais eu li ou como eram as histórias, resolvi colocar na Book Jar para ler todos novamente.

"Concluída a fácil conquista, a princesa foi feita prisioneira e encerrada na tôrre de um castelo muito alto, cercado de grandes muros e fortalezas, onde deveria ficar até o fim dos seus dias." (p. 7 - O Dragão de escamas de aço)

Quanto ao livro de contos-de-fadas da editora Zahar (resenhei aqui), reconheci apenas um conto que se repete neste volume 5: "O Barba Azul", mas muda um pouco. Nesta coleção o conto é mais leve, menos assustador e sanguinário, sem as lições engraçadas, mas a história é basicamente a mesma, com o mesmo final e ensina a "não ser curiosa".

"- Mas como poderei eu, tão pequeno e sem armas, defrontar-me com o poderoso animal cujos urros atroam, por vêzes, a mina, fazendo-nos gelar o sangue nas veias?" (p. 14 - O Dragão das escamas de aço)

É bem verdade que lembro muito pouco dessa coleção, justamente por isso resolvi colocá-la no TBR book jar, junto com os não lidos, porque não lembro quase nada.

"A neve estendeu seu manto branco sôbre a relva e o gêlo cobriu de prata tôdas as árvores. A desolação lançou a tristeza. Então convidaram o vento do norte para passar uma temporada com êles. O vento do norte aceitou, e veio. E uivara durante todo o dia pelo jardim."

O mais engraçado sobre ela é me lembrar de como eu pensava na minha infância. Eu tinha acesso aos contos da Disney (em edições até mais bonitas), mas gostava mais dessa. O motivo? Parecia mais real, porque a linguagem (mais formal e antiga) me parecia mais apropriada a princesas e personagens de contos-de-fada, eu não imaginava uma princesa usando uma linguagem comum.

Foi muito bom me reencontrar com a criança que fui, encantada com a biblioteca da avó, mais ainda em poder ler um livro que foi da minha mãe e dos meus tios.



Índice todo marcado com "x", bem se vê que pertenceu a crianças rs

Amo os detalhes da edição. Velhinha e gasta, mas ainda linda.

Figuras e post its para marcar partes favoritas

cantinho da coleção na minha estante

É toda ilustrada.

lombada

Recomendo muito a leitura, a maioria dos contos são deliciosos e, bom, é sempre delicioso voltar a ler contos-de-fada.

;*


Francini Sonsin Aguiar Cervantes

6 comentários:

  1. Oiee, tudo bem?

    Nossa, que livro lindo. A lobada, as ilustrações... adoro contos de fadas, mas confesso que prefiro os da Disney =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dos da Disney tbm, mas essa coleção é especial para mim. Marcou a infância meesmo rs.

      ;*

      Excluir
  2. Retribuindo sua visita ao cantinho,seja sempre bem vinda volte sempre..
    Frahn não sou fã de livros, então me perdoa nem li sua resenha..rsrs
    Passei para agradecer seu carinho em meu cantinho.

    Cantinho da Bete
    Instagram
    Facebook
    Canal You Tube
    Grupo:Vamos Comentar?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, se alguem se interessar em adquirir, eu tenho a coleção completa, em perfeito estado, estou sem espaço e o Direito esta ocupando tudo rss, whatsapp 3199652128

    ResponderExcluir
  4. olá! vc ainda tem essa coleção? sabe em qual livro está "a flor do liro-lar"?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.